Publicado em

CINCO BENEFÍCIOS DE SE TER UM SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO

http://telebrasil.net.br/blog/wp-content/uploads/2017/04/cabeamento-estruturado-telebrasil.jpg

Empresas com grande quantidade de redes, computadores e aparelhos precisam conseguir se organizar para permitir que todas as conexões sejam feitas da melhor forma. Nesse sentido, foi criado o que é chamado de sistema de cabeamento estruturado, um sistema que procura criar uma infraestrutura de cabeamento que mantenha todos os aparelhos conectados a uma central, facilitando troca de dados e alterações na rede. Como já explicamos no texto O que é cabeamento estruturado e quais são suas vantagens?, esse sistema se opõe ao chamado point to point, além de possuir vantagens básicas para a boa operação da empresa.

Contudo, os benefícios do cabeamento estruturado são variados. Não somente ele é mais fácil de ser gerenciado e mais agradável esteticamente, como também permite mais flexibilidade. Entenda melhor esses atributos na lista que preparamos a seguir.

Benefícios do cabeamento estruturado

Facilidade de gerenciamento

Uma vez que você possui um sistema de cabeamento estruturado, não irá mais depender de uma grande equipe para manter o cabeamento do seu data center sob controle. Isso porque esse sistema pode se administrado e gerenciado por uma quantidade bem menor de profissionais. Quando alterações precisam ser feitas no sistema, elas podem ser realizadas de forma mais rápida e eficiente, já que todo o sistema está centralizado.

Maior ROI (ou Retorno Sobre Investimento) para a empresa

Outro benefício do sistema de cabeamento estruturado se dá pela unificação que ele promove dos dados, voz e vídeos da sua rede de TI. Essa estrutura unificada reduz a necessidade de atualizações e os custos de manutenção. Não somente, qualquer movimentação, adição ou alteração pode ser feita com facilidade, economizando tempo e dinheiro da companhia.

Toda a sua estrutura de TI estará mais bem preparada para expansões

Cabeamentos estruturados vêm com uma largura de banda maior. Isso significa que esse sistema terá a capacidade de suportar futuras aplicações que a empresa possa precisar instalar, sem causar grandes interrupções no sistema atual, mesmo quando as atualizações forem arrojadas, como de multimídia ou de videoconferência. Por conta disso, a empresa pode ficar tranquila, sabendo que o seu sistema não ficará ultrapassado em pouco tempo.

Haverá uma flexibilidade maior em todo o seu sistema

Sistemas com cabeamentos múltiplos podem ser uma grande preocupação. Um sistema de cabeamento estruturado, no entanto, consolida uma infraestrutura na qual todos os cabos são conectados a um ponto principal, o qual transfere dados em múltiplos formatos. Essa flexibilidade também faz com que seja fácil desmantelar o sistema e movê-lo para uma nova localização caso seja necessário.

Sistemas de cabeamento estruturado são mais agradáveis esteticamente

Não se engane, a estética também importa. Por isso o último grande benefício do cabeamento estruturado que destacamos é a sua capacidade de criar um ambiente mais clean do que o do sistema de point to point. A grande quantidade de cabos não se torna somente um problema para a gestão, mas acaba também por comprometer todo o ambiente, o que possui um impacto direto no visual da sua empresa, e consequentemente, em todos os profissionais que têm que trabalhar nesse ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *