Publicado em

Que benefícios os telefones IP podem oferecer às empresas?

Você já ouviu falar em “convergência para o mundo IP”? Para entender esse conceito, é preciso compreender primeiramente a função do protocolo de internet (IP – Internet Protocol).

Imagine quanta informação circula a todo momento na web. A infinidade de assuntos, remetentes e destinatários diferentes tornaria o processo de transmissão dessas informações impossível se não fosse o protocolo de internet.

Ele é responsável por identificar, catalogar e endereçar tudo que circula na rede, transformando essas informações em pacotes.

Cada pacote de dados recebe um endereço de origem e de destino. É através desse código que os dados são analisados e levados em frente até que chegue ao local ou usuário para o qual foi destinado.

Com o passar dos anos e a expansão da internet, diversos serviços oferecidos em rede estão migrando para a tecnologia IP, motivados pelo ótimo custo-benefício e comodidade de padronizar tudo dentro de um mesmo sistema. Um desses serviços é o de telefonia.

Os telefones IP vêm conquistando seu espaço entre diversos segmentos empresariais, mostrando-se uma opção segura que, além da qualidade, pode gerar uma enorme economia para quem os utiliza.

Mas você sabe como funcionam os telefones IP? Agora que já falamos sobre a função do protocolo de internet, vamos apresentar as características desses aparelhos telefônicos e algumas das vantagens que eles podem oferecer.

Telefones IP: entendendo seu funcionamento

A principal diferença entre telefones IP e aparelhos convencionais é a forma como a transmissão de voz é realizada.

Diferentemente dos aparelhos analógicos e digitais, que utilizam a Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC) e necessitam de uma operadora de telefonia para ter acesso ao serviço, os telefones IP emitem e recebem dados via internet.

Por isso, a telefonia IP é capaz de oferecer diversas vantagens às empresas que optam por utilizá-la, independentemente de seu porte. Em seguida, vamos apresentar alguns dos benefícios que esses equipamentos podem oferecer à sua empresa.

Economia

Os custos com ligações realizadas através de telefones IP são muito menores que aquelas feitas com aparelhos em RPTC. Locais, interurbanas ou até mesmo internacionais, não importa a distância, o que será consumido é o pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia IP, sem tarifas extras como roaming, por exemplo.

Já em ligações que não envolvem uma linha telefônica convencional, não há custos. Ou seja, se a sua empresa possui matriz e uma filial, utilizando telefones IP você não terá gastos com ligações entre elas, mesmo uma estando a milhares de quilômetros de distância da outra.

Outro fator importante, e que gera economia para quem utiliza telefones IP, é que esses aparelhos podem ser integrados a outros sistemas estruturados em protocolo de internet.

Essa integração pode estruturar em uma mesma plataforma vários serviços, como telefonia, CFTV, internet e TV por assinatura, desde que sejam todos IP. Ou seja, mais economia para sua empresa.

HD Voice

Os telefones IP operam com voz em alta definição. Essa tecnologia proporciona conversas muito mais agradáveis e claras, já que elimina todos os ruídos do ambiente.

A transmissão de voz em HD é feita através de um algoritmo de compreensão de voz. Esse dispositivo duplica o sinal e reproduz o som em alta definição.

Power over Ethernet (PoE)

A tecnologia PoE permite que energia elétrica e dados trafeguem através do mesmo cabo. Com isso, há uma economia no investimento em infraestrutura.

www.telebrasil.net.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *