O PABX, sigla em inglês para “troca automática de ramais privados”, é um sistema que foi primeiramente idealizado na década de 1930 nos EUA, tendo sido consolidado 30 anos depois e popularizado no final do século passado. Como bem explicamos no post PABX: o que é e como deve ser usado, esse sistema automático ajuda a organizar as chamadas de uma empresa, além de facilitar as suas telecomunicações.
Com inovações tecnológicas, novos sistemas de PABX têm surgido no mercado, trazendo melhorias e modernas soluções para diferentes companhias. Se antigamente um PABX permitia somente redirecionar chamadas externas e efetuar chamadas internas gratuitamente, hoje em dia ele vai muito mais além, aproveitando-se, principalmente, do grande advento da internet.
PABX Digital
A primeira evolução do PABX foi sair do analógico e partir para o digital. Os primeiros avanços básicos do PABX digital se dão na qualidade, uma vez que as ligações melhoram consideravelmente ao trabalharem com o E1, que é um padrão europeu de linha telefônica digital adotado em todo o Brasil. Com uma linha digital, é possível eliminar ruídos e aumentar o volume do áudio, trazendo melhorias para toda a operação.
Outro benefício importante do PABX digital é a possibilidade de se trabalhar com a DDR, ou Discagem Direta a Ramal. Em um sistema analógico, toda chamada externa é recebida por um telefone principal que, depois, será redirecionada caso necessário. Com a DDR, a chamada pode ser feita diretamente para o ramal desejado, sem necessidade de transferências. Essa atualização vem a calhar principalmente porque com o PABX digital já é possível trabalhar com um número ilimitado de ramais.
PABX Virtual
Uma vez que digital, um sistema de PABX começa a ter acesso a várias outras funcionalidades que o tornam mais eficiente e econômico. Quando esse sistema começa a estar completamente integrado à internet, ele se torna um PABX virtual.
Um dos grandes diferenciais do PABX virtual é o fato de suas ligações serem feitas a partir da tecnologia de VoIP, ou Voz sobre IP. O VoIP é uma inteligente tecnologia que permite que chamadas sejam feitas através da internet, sem necessidade de usar uma linha telefônica. Isso quer dizer que toda ligação que seja feita dentro do virtual será gratuita, enquanto que ligações para linhas telefônicas terão um valor reduzido.
E mais do que efetuar e receber chamadas online, o PABX virtual utiliza tecnologia de nuvem para garantir melhor integração de todos que o usam.
PABX na nuvem
Ao colocar completamente o seu PABX na nuvem, a sua empresa passa a operar de maneira mais unificada. Agora, não somente telefones podem estar conectados ao sistema de modo a operarem por um ramal, como outros dispositivos (por exemplo, notebooks e smartphones) também podem se integrar ao PABX na nuvem, uma vez que toda a sua gestão é remota.
Sem barreiras físicas, não há mais necessidade de se estar dentro da empresa para ter acesso ao seu ramal, já que o PABX na nuvem permite que isso seja feito de qualquer lugar do mundo, bastando ter acesso à internet (e, claro, usando um login e senha).
Além disso, vale lembrar que uma vez que a operação do seu PABX está na nuvem, isso quer dizer que não há necessidade de manter uma grande estrutura física, visto que seus ilimitados ramais e toda a troca de informações se dão pela internet com suporte da nuvem.
Para compreender melhor como e por que integrar mais a comunicação na sua empresa, leia nosso texto introdutório sobre Comunicações Unificadas.
PABX: O QUE É E COMO DEVE SER USADO
Na década de 1930, nos Estados Unidos, a Bell Telephone Company, extinta companhia de telefonia americana, desenvolveu o primeiro sistema manual para telefones e linhas telefônicas que 30 anos depois, na década de 1960, daria origem ao que hoje é o PABX. Empresas de diferentes portes e de todos os setores adotam já há anos sistemas de PABX para organizar a efetuação e o recebimento de chamadas telefônicas, dentro e fora da empresa.
Apesar de muito comum, a sigla, que parece complicada, ainda desperta dúvidas em quem não tem muita familiaridade com telefonia. Por conta disso, trazemos um curto, porém completo, texto explicando o sistema, seus benefícios e para quais empresas é indicado.
Definição
PABX é a sigla em inglês para Private Automatic Branch Exchange, que em português seria algo como “troca automática de ramais privados”. O PABX, portanto, nada mais é, em sua essência, do que uma central telefônica, cujo principal objetivo é facilitar a comunicação dentro de uma empresa, fazendo uso, como o nome bem indica, de ramais.
Com sistema automático, o PABX, portanto, funciona como um receptor de linhas externas, permitindo fazer e receber chamadas normalmente, e como um distribuidor de ramais internos. Dessa forma, é possível ligar para ramais dentro da empresa sem nenhum custo, o que possibilita a comunicação entre todos os departamentos e pessoas da empresa.
Benefícios
Dentre os benefícios de se adotar o PABX, já citamos o fato de que o sistema facilita a comunicação interna de empresas. Além disso, a comunicação com terceiros também vê uma melhora, já que é possível fazer a transferência de chamadas e, clientes, colaboradores e parceiros podem ter somente um único número da empresa para falar com diferentes pessoas, já que cada uma tem o seu próprio ramal.
Mais do que isso, e talvez essa seja a principal vantagem de se usar o PABX, esse sistema garante uma boa redução de custos para as empresas. Ao invés das companhias terem que investir em dezenas de linhas para abastecer todos os seus funcionários, poucas linhas telefônicas dão conta do recado, já que podem ser acessadas por várias pessoas.
Por fim, mesmo o mais simples dos PABX vem com recursos que agregam para o dia a dia da empresa. Identificador de chamadas, secretária eletrônica, retenção de chamadas, porteiro eletrônico, entre outras soluções que fazem com que lidar e organizar ligações sejam tarefas muito mais simples.
Empresas
Com exceção de empresa muito pequenas, quase todo tipo de companhia pode se beneficiar do uso de um sistema de PABX, principalmente por promover uma redução de custos. Toda grande empresa, inclusive, faz uso de PABX já que o custo para manter linhas para todos da equipe seria completamente inviável, além de haver a necessidade de ramais para uma boa comunicação interna.
Empresas de telecomunicações ou com departamentos de telecomunicações, por motivos óbvios, fazem bom uso desse tipo de sistema. Por conta disso, existem no mercado opções de PABX que se adaptam às necessidades de integração com outras plataformas, como as de call center. Dessa maneira, é possível não somente organizar melhor as operações internas como, também, oferece-se um melhor atendimento ao cliente.