Publicado em

5 problemas comuns em Segurança da Informação nas empresas

Atualmente, os dados são uma das partes mais importantes do patrimônio de uma empresa. A sua perda ou roubo constituem um prejuízo imensurável para a organização e é um fator decisivo na sua sobrevivência.

 

Nos últimos tempos, empresas de pequeno e médio porte têm sofrido com crimes cibernéticos devido à vulnerabilidade dos seus sistemas informatizados. E as consequências desse crime podem ser enormes, causando prejuízos financeiros ou até mesmo na descontinuidade do negócio.

 

Gestores de empresas e diretores do setor de TI precisam entender a complexidade e importância do seu trabalho, e o fluxo de informações importantes ligadas a funcionários, fornecedores e clientes, devendo garantir a sua proteção e a respectiva integridade desses dados.

 

Confira abaixo 5 problemas comuns em Segurança da Informação nas empresas, para evitar que você caia em armadilhas e comprometa a integridade dos dados da sua organização.

 

 

  1. Falta de atualização quanto a ferramentas de segurança

 

Programas de antivírus e firewall devem ser atualizados frequentemente. Do contrário, a sua rede corporativa ficará mais suscetível a possíveis ataques. Alguns invasores podem aproveitar essa vulnerabilidade e entrar no sistema, roubando todos os dados corporativos, gerando inúmeras dores de cabeça para o setor de TI e seus responsáveis.

 

Para evitar esse tipo de problema, automatize as atualizações desses sistemas. Assim, sempre que tiver um update, eles serão realizados de forma otimizada e sem risco de esquecimentos.

 

  1. Falta de backup e plano de contingência

 

Nenhuma empresa está imune a falhas. Servidores podem parar de funcionar, o sistema pode ser invadido, data centers podem apresentar indisponibilidade temporária, entre outros tipos de problemas que podem ocorrer no ambiente corporativo e comprometer as suas operações.

 

Mas, a partir do momento que se tem um backup, a recuperação de dados é rápida e praticamente não afeta a continuidade dos serviços.

 

O plano de contingência é essencial para que as equipes saibam como proceder caso venha ocorrer falhas técnicas e/ou operacionais. Dessa forma, as atividades poderão ser restabelecidas em um espaço menor de tempo, com o mínimo de prejuízo.

 

  1. Usar sistemas obsoletos

Alguns empresários com um perfil mais conservador acabam tendo dificuldades para se abrir a novas tecnologias que oferecem armazenamento, escalabilidade, flexibilidade, qualidade e credibilidade, como a nuvem.

 

O uso de sistemas antigos pode facilitar a invasão do sistema, colocando em risco a Segurança da Informação da sua empresa.

 

  1. Não ter controle de acesso no sistema da empresa

 

As informações que o diretor de TI de empresa tem acesso não podem estar disponíveis para um operador de telemarketing ou porteiro da empresa, por exemplo.  Por isso, é importante estabelecer os níveis de acesso levando em conta a função de cada pessoa dentro da empresa.

 

Informações estratégicas, jurídicas e financeiras devem ser liberadas somente aos profissionais devidamente responsáveis por elas.

 

  1. Falta de restrição de dispositivos de armazenamentoCartão de memória, pen-drives, HD’s externos, e DVD’s são comuns no dia a dia de colaboradores, gestores e diretores de empresas. No entanto, esses dispositivos podem trazer diversas ameaças virtuais para a sua empresa.

 

Para contornar o problema e manter a segurança da informação, é indicado criar uma restrição para realizar um rastreamento.

 

Dessa forma, toda vez que o usuário plugar uma dessas mídias na sua máquina, sua reprodução não será automática, pois antes será realizada uma varredura, protegendo a estação de trabalho e o sistema interno da organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *