Publicado em

Por que ter um planejamento estratégico em TI é fundamental para a sua empresa?

Ter um planejamento estratégico bem definido em TI é imprescindível para que você consiga melhorar os projetos da sua empresa, tornando os processos e a sua equipe mais eficiente. Afinal, a tecnologia tem um papel crucial no dia a dia dessas operações.

 

O que é um planejamento em TI?

Planejar-se estrategicamente em TI nada mais é que uma operação gerencial que leva em consideração todos os fatores internos e externos da empresa – assim como todos os seus potenciais avanços – atuando de forma a facilitar a tomada de decisões que envolvam tecnologia e dados.

É a partir dessa preparação que são alinhados, com toda a equipe, os objetivos de negócio com os recursos de tecnologia, identificando-se as oportunidades de realizar novas ações ou aprimorar processos já existentes.

Ao planejar estrategicamente a TI, a empresa vai além de apoiar as necessidades dos usuários: ela passa a ter a infraestrutura tecnológica como uma aliada para criar soluções e tornar o negócio ainda mais competitivo.

 

Por que investir em um planejamento em TI

1. Redução de custos 

Organizar as estratégias de Tecnologia da Informação possibilita um controle de gastos mais efetivo do departamento, ordenando os investimentos de acordo com os objetivos propostos pela empresa. Com um planejamento bem estruturado, é possível fazer a automatização de processos, dando uma clareza maior em quais áreas precisam de maior investimento, integrando melhor a disponibilidade das soluções, monitorando e gerenciando as aplicações em busca de melhorias.

2. Auxilia nos ajustes de processos do seu negócio 

Aperfeiçoar o alinhamento dos objetivos de negócio com a tecnologia é cada vez mais importante para a obtenção de resultados e aumento da competitividade — e tudo isso também pode ser obtido através de um bom planejamento estratégico em TI.

Afinal, com as necessidades do negócio bem definidas, o gestor identificar com mais facilidade as possíveis oportunidades para implementar soluções de acordo com as instruções estabelecidas.

3. Maior segurança da informação 

Com esse planejamento mais preciso, os gestores terão um maior controle sobre os dados da empresa. Isso é de extrema importância – afinal, garante que as informações corporativas permaneçam sempre seguras através de um planejamento que garanta a atualização constante dos métodos de segurança da informação

4. Ajustes de processos 

Com as ações da equipe de Tecnologia da Informação  bem planejadas, os esforços de integração entre departamentos permitem que os processos corporativos sejam otimizados. Logo, há uma melhoria significativa na produtividade das equipes, através de flexibilizações que resultam em ajustes para atender as necessidades de negócio.

5. Aumento da proatividade 

Ter um planejamento estratégico de TI ajuda a prever demandas e oportunidades de melhorias não só nessa área, como em toda a empresa, tornando-se mais eficiente e gerenciável, baseado na tecnologia para tomar decisões melhores, com base em dados reais e precisos. Dessa forma, as equipe de Tecnologia da Informação concentram os esforços para atingir as metas propostas.

6. Visão ampla e organizada do seu negócio 

Com a área de Tecnologia da Informação estrategicamente planejada na sua empresa, é possível fornecer uma visão mais ampla e estruturada sobre os recursos tecnológicos. Dessa forma, o departamento de TI passa a contribuir diretamente nos resultados de cada setor da empresa, ajudando a fomentar os retornos do negócio como um todo. Além disso, os objetivos passam a estar interligados às metas gerais da corporação, gerando resultados positivos para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *